Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Podenga Portuguesa

Mulher dramática, pensativa, inquieta, feliz e infeliz. Que carrega o peso do mundo nas costas. Que é filha da mãe natureza. Acredita no amor, na empatia, na verdade, na hipótese.

A Podenga Portuguesa

07
Jul17

Coisas de fé (que Deus me perdoe), mas não entendo!

Ontem quando estava a ver o documentário que deu na RTP intitulado "Fátima - Povo que reza" e numa das cenas em que o Papa Pio XII vai a desfilar pelo santuário e toda a multidão acena lenços brancos e ele acena aos devotos etc etc etc o meu cérebro parou e perguntou-me:

 

"ESPREMIDO ESPREMIDO, ISTO AJUDA QUEM?????"

 

O acto religioso puramente dito, ver o Papa, acenar-lhe, ele acenar aos devotos lalalaala, ajuda quem, serve para quê?

 

A minha veia religiosa logo disse: "Amaldiçoada sejas, um bocadinho mais de respeito pela fé do próximo", mas castrações à parte e mais respostas a perguntas práticas e isto serve mesmo para quê?

 

Quando os meus lindos papás me compraram o meu primeiro carro a minha família quis ir a Fátima benzer o carro (avó, avô, pai, mãe, irmão, merendas, terços, chapéus de sol....) e eu comecei-me a rir e disse nem pensar! Claro que a minha avó fez-me logo aquela cara de quem está com os pés para a valeta (nem estava...) e eu lá fui.

 

Nem sabia muito bem o que significava benzer os carros, pensei que fosse uma espécie de auto-lavagem com água benta....

Mas afinal é bem mais que isso.

Segundo me contaram, sim porque fui a Fátima mas fiquei sentada num jardim a dar de comida a um gato de rua (se calhar reencarnação de um pastorinho) enquanto os meus pais foram para a cerimonia, aquilo é um padre a rezar enquanto estão todos com as chaves dos veículos erguidas etc.

 

Ora....pergunta: com efeitos práticos...para que serve? O meu carro ficou mais brilhante? As rodas mais fortes? Os airbags mais resistentes?

Assumir que eu não vou ter um acidente de carro porque o meu carro está benzido, é o mesmo que assumir que eu não vou ter acidentes de carro se cumprir com todas as regras de trânsito, got it??

 

Adiante.

 

"Mas é uma questão de fé"

 

Não! É uma questão de MEDO, que é nisso que se baseia a fé pois é assim que conseguem manipular os crentes.

É uma questão de, quando não se sabe para onde vai qualquer caminho serve. Ou "na duvida, é melhor fazer..."

O ser-humano sabe que vai morrer, mas não sabe o que acontece depois de morrer.

Aí nasce o medo do desconhecido.

Aí nasce a teoria do purgatório e da decisão de ceu\inferno, nasce a promessa de uma vinda de Jesus à Terra para recolher apenas os bons da fita, então as pessoas para não irem para o inferno e\ou serem escolhidas por Jesus têm de rezar, têm de ir à missa etc.

 

A maioria das pessoas que usa a fé ou para pedir, ou para lhes limpar a consciência, para os fazer ficar descansados pelas barbaridades que fizeram.

 

É um acto completamente egoísta. 

E para já, quem é o Papa?

 

E já agora, porque na confissão ao invés de rezar não sei quantas Avé Marias e Pai Nossos para nos redimirmos dos nossos pecados não nos mandam fazer serviço comunitário?

 

Porque ninguém ia! Isso dá muito trabalho! Porque quem quer ser bom e praticar o bem não precisa de rezar nem ir à missa precisa de levantar o cu da cadeira e arregaçar as mangas!

 

Mas atenção....Como não se sabe o que vai acontecer, mais vale prevenir.

É só isto.

Agora até me sinto mal por ter escrito isto.

Cada um é como cada qual, ninguém é perfeito, mas precisava mesmo escrever isto.

 

------>  https://www.rtp.pt/programa/tv/p34283# <-------- para quem não viu.

 

 

4 comentários

Comentar post